segunda-feira, 31 de agosto de 2009

                                                                                              Luz contra o câncer
A aplicação de uma substância fotossensível torna-se a primeira opção no tratamento do câncer de pele. O método consiste na aplicação de um creme à base de ácido aminolevulínico. Exposta a uma luz vermelha, a camada de creme deflagra sobre a pele uma série de reações químicas que causam a morte das células cancerosas.
*
Os avanços na luta contra o câncer
Dadas a segurança e a simplicidade do método, seu emprego vem sendo ampliado no Brasil. Recentemente, o Ministério da Saúde o avalizou também para o tratamento do carcinoma espinocelular em estágios iniciais. Esse tipo, somado ao basocelular, responde por 95% dos casos da doença no país.
Como atinge apenas as camadas superficiais da pele, a terapia fotodinâmica não é indicada para o tratamento do melanoma, a forma mais agressiva do câncer de pele. A novidade nesse campo vem do Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas de Madri. Os pesquisadores descobriram uma substância capaz de desencadear a autodestruição das células de melanoma. O experimento pode abrir caminho para a criação de novos medicamentos contra a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário