segunda-feira, 31 de agosto de 2009

      Afunção das Proteínas  
Cada proteína é formada por uma cadeia de aminoácidos que lhe são característicos e, por isso, pode ser classificada em completa, semicompleta ou incompleta conforme os aminoácidos que possui. Considerando-se os mais de vinte (20) aminoácidos de que necessitam os animais para produzirem suas substâncias corporais, dezoito (18) podem ser obtidos na alimentação, posto que são sintetizados pelos vegetais, e os demais podem ser produzidos a partir desses dezoito. Os alimentos de origem animal, com exceção da gelatina, contêm proteínas completas para os seres humanos (possuem todos os aminoácidos de que necessitamos); em alguns vegetais também encontramos proteínas completas, porém a maioria deles possui proteínas semicompletas (regular quantidade de aminoácidos que não podemos sintetizar (essenciais)) ou incompletas (sem ou com poucos aminoácidos essenciais).
            Os aminoácidos são ácidos graxos que anexaram nitrogênio à sua cadeia molecular na forma de amoníaco (NH3) – daí a definição de ácidos amoniacais ou aminoácidos. Esse nitrogênio incorporado pelos aminoácidos é utilizado pelo organismo também para reparar os tecidos gastos e elaborar os mecanismos de defesa orgânicos para evitar doenças ou delas se restabelecer.
            Durante o processo digestivo, as proteínas ingeridas são decompostas nas suas partículas menores, os aminoácidos, que são absorvidos e entram na corrente sangüínea, a partir da qual, além de participarem da constituição de várias outras substâncias orgânicas, as células corporais captam-nos para a constituição das proteínas próprias de nossa espécie. Apesar de conterem substâncias muito parecidas, mesmo proteínas com nomes iguais, mas de diferentes espécies animais, são diferentes.
            Além disso, é importante saber também que os animais não podem produzir aminoácidos e nem armazená-los (a não ser sob a forma de proteínas que constituem o seu organismo); e cada organismo somente consegue produzir uma determinada proteína (que lhe é característica), se todos os aminoácidos que devem constituí-la estiverem presentes. Numa refeição, se todos os aminoácidos de uma determinada proteína não estiverem presentes, mesmo que os seus demais aminoácidos constituintes sejam ingeridos, apenas após 4 horas que os outros, a síntese protéica é deficiente. Assim, se devem ingerir proteínas completas todos os dias, pois em cada refeição devem estar presentes todos os aminoácidos que entram na produção de proteínas humanas específicas.
            Algumas dietas são tão incoerentes que levam as pessoas que as fazem a um déficit protéico tão grande que elas perdem massa muscular e eficiência na defesa contra doenças. Nessa ocasião, se uma doença mais séria acometer a pessoa que faz tal dieta, as possibilidades de cura são menores do que normalmente poderiam ser. Além disso, dietas com deficiências protéicas ou com proteínas de baixa qualidade levam o organismo à deficiência de suas proteínas características e de aminoácidos importantes à sua adequada manutenção, o que gera muitas doenças, tais como anemia, hipoalbuminemia, edemas, úlceras pépticas, baixo metabolismo basal, falta de crescimento, supressão da lactação, etc. As proteínas completas garantem o desenvolvimento e a manutenção da vida; as proteínas semicompletas, só a manutenção da vida; e as proteínas incompletas não nos permitem sobreviver; assim, por esse motivo, é importante saber que as proteínas da carne, do leite, do ovo, da soja e da castanha-do-pará são proteínas completas que fornecem todos os aminoácidos necessários ao desenvolvimento e à manutenção da vida de um ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário