quinta-feira, 3 de setembro de 2009

                                      Estresse pode acelerar envelhecimento celular

Um período de forte estresse pode adicionar dez anos à idade biológica das células de uma mulher, o estresse pode estar ligado ao início prematuro de doenças relacionadas à velhice.
Neste estudo, os cientistas analisaram 58 mulheres em período anterior à menopausa. Entre as voluntárias, 19 tinham filhos saudáveis, e as outras tinham crianças com doenças crônicas. As pacientes responderam questionários sobre os níveis de estresse que sentiam no mês anterior. Amostras de sangue também foram examinadas, para que os cientistas pudessem analisar o DNA e os telômeros de cada uma delas.
A pesquisa constatou que as mulheres que diziam enfrentar níveis maiores de estresse psicológico - aquelas que cuidavam de crianças doentes - tinham telômeros menores. Os estudiosos verificaram que em média, a diferença do tamanho dos telômeros era o de aproximadamente uma década de envelhecimento.
Os telômeros são tiras de DNA na ponta final dos cromossomos que diminuem a cada divisão celular. Quando a tira acaba, as divisões celulares ficam menos confiáveis, o que eleva as probabilidades de doenças comuns em idades avançadas.