terça-feira, 22 de setembro de 2009


  Dermatite seborreica - O que é?



A Dermatite seborreica, também conhecida simplesmente como Seborreia , é uma doença da pele que ataca o couro cabeludo, a face e algumas outras partes do corpo, especialmente as abundantes em glândulas sebáceas. Provocando eritema, descamação oleosa e prurido. Quando ataca o couro cabeludo, é mais popularmente conhecida como Caspa. Acredita-se que o fungo Malassezia furfur (cujo nome anterior era Pityrosporum ovale) contribua para essa situação. O fungo habita normalmente os folículos pilosos, e pode haver uma reacção imune que contribua para a dermatite.


Tratamento


O tratamento recomendado é o uso do cetoconazol e corticosteroides, na forma de loções, cremes ou xampus anticaspa. Xampus com piritionato de zinco, sulfeto de selênio ou alcatrão de hulha podem ajudar no tratamento, bem como loções contendo ácidos alfa-hidróxidos (AHA). Embora casos simples possam ser tratados com produtos comuns de higiene pessoal e cosméticos, em casos mais graves o tratamento deve ser conduzido sob orientação de um médico.

Um comentário:

  1. Eu tive sim, eu tratei em 1 semana com o xampu cetoconazol, otimo recomendo pra quem tem dúvida esse xampu! melhora em 1 semana, tbm recomendo ir ao um dermatologista.

    ResponderExcluir