segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Abscesso - O que é?



É designado de abscesso ou abcesso o acúmulo localizado de pus num tecido, formando uma cavidade delimitada por uma membrana de tecido inflamatório (membrana piogénica). O líquido purulento que a preenche se forma em virtude da desintegração e morte (necrose) do tecido original, microorganismos e leucócitos.


Causas


Pode ser causado por vários agentes patogénicos microbiológicos, como as bactérias piogénicas (incluindo estafilococos, estreptococos, gonococos, entre outros), ameba, além de algumas substâncias químicas (como a essência de terebintina).


Sintomas


Os sintomas dependem do órgão ou tecido afetado. No entanto, classicamente temos como manifestações de todo processo inflamatório a dor, calor, rubor e tumefação locais, podendo apresentar perda de função. Os abscessos "maduros" têm flutuação à palpação e a pele que os reveste torna-se mais fina.


Têm ocorrência mais comum na pele, mas podem atingir qualquer tecido. Dificilmente há remissão espontânea, com a reabsorção (se pequenos) ou fistulização.


Tratamento


Um abscesso deve sofer intervenção cirúrgica com o objetivo de aliviar os sintomas e favorecer sua cura. Para drenar um abscesso, o médico deve acessar sua parede e libertar o pus. Depois da drenagem, se o abscesso for de maiores dimensões, deixa um amplo espaço vazio (espaço morto), e sofrerá cicatrização por segunda intenção. Em certos casos, é necessário o uso temporário de drenos artificiais.


Como o centro necrótico do abscesso não recebe suprimento sanguíneo, está encapsulado e sob condições químicas adversas (baixo pH), os antibióticos não costumam ser muito eficazes para o tratamento primário. Depois de realizada sua drenagem, antibióticos podem ser administrados para evitar a disseminação do processo infeccioso ou sua recorrência.


• A análise microbiológica do material pode guiar a escolha do antibiótico mais eficaz,[2] mas esta é necessária apenas em casos de maior gravidade ou falha terapêutica com a adequada drenagem e antibioticoterapia empírica.[3]


Complicações


Um abscesso inadequadamente tratado pode resolver-se espontaneamente: reabsorvido ou formando fístulas (comunicação) para o meio externo. Ao fistulizar para cavidades naturais do corpo dá origem a um empiema, mas também pode complicar-se ao drenar para a corrente sanguínea, levando bacteremia e, nos casos mais graves, sepse.


Apresentações


O abscesso pode ocorrer em qualquer região do corpo afetada por um agente piogênico (cérebro, osesos, pele, pulmão, músculos). Porém, existem alguns tipos de maior relevância, seja por sua frequência ou sua gravidade.


Abaixo segue uma lista com alguns dos abscessos descritos pela literatura de saúde:


• Abscesso cutâneo


• Abscesso perianal


• Abscesso peritonsilar


• Abscesso pulmonar


• Abscesso amebiano


• Abscesso Esplênico


• Abscesso da Glândula de Bartholin





Nenhum comentário:

Postar um comentário