sexta-feira, 4 de setembro de 2009


Bilirrubinas – Diagnosticando doenças hepáticas e biliares

O exame de sangue conhecido normalmente como bilirrubina total e frações (bilirrubina total, direta e indireta) é realizado pelo laboratório  clínico em amostra de sangue. O médico solicita este exame ao observar sintomas em seu paciente que mostre uma condição, por exemplo, de icterícia, alterações hepáticas e outras suspeitas. A Bilirrubina é produto da quebra da hemoglobina no Sistema Reticuloendotelial. É conjugada no fígado para depois ser eliminada na bile, a análise é útil para o diagnóstico diferencial de doenças hepáticas e biliares, além de outras causas de icterícia.

 

Bilirrubina circula no sangue sob duas formas:

Bilirrubina Indireta (ou não conjugada) – Este tipo de bilirrubina não se dissolver em água (insolúvel). Percorre a corrente sanguínea até o fígado, onde é transformada em uma forma solúvel (direta ou conjugada).
Bilirrubina Direta (ou conjugada), dissolve em água (solúvel) produzida no fígado a partir de bilirrubina indireta
Bilirrubina total e bilirrubina direta são medidas diretamente no sangue, enquanto os níveis de bilirrubina indireta  são derivadas das medições de total e bilirrubina direta.
Quando os níveis de bilirrubina estão elevados, a pele e a parte branca dos olhos podem aparecer amarelo (icterícia). Icterícia pode ser causada por doença hepática (hepatite), desordens hematológicas (anemia hemolítica), ou bloqueio dos tubos (ductos biliares), que permitem a passagem de bílis do fígado ao intestino delgado.
Quantidades aumentadas de bilirrubina (hiperbilirrubinemia  – condição em que a pele de um bebê e os olhos aparecem amarelo devido a um acumulo de bilirrubina no sangue), em um recém-nascido pode causar danos cerebrais (conhecido como kernicterus), perda auditiva, problemas com os músculos que movem os olhos, anormalidades físicas, e até mesmo a morte. No hospital frequentemente bebês ficam na incubadora recebendo tratamento de fototerapia, luzes especiais, nestes casos de bilirrubina aumentada. A luz muda a bilirrubina para uma forma que o bebê pode se livrar dela pela fezes e urina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário