quinta-feira, 10 de setembro de 2009

  Furúnculo - Mais conhecido como cabeça de prego (popularmente)

Um furúnculo é uma doença de pele causada pela inflamação dos folículos pilosos, resultando numa acumulação localizada de pus e tecido morto. Furúnculos individuais podem juntar-se e formar uma "rede" interconectada chamada carbúnculo. Em casos severos, os furúnculos podem-se desenvolver para abcessos.

Causas

O furúnculo pode ocorrer em qualquer parte da superfície corporal, excepto a palma da mão e a planta do pé. Entretanto, tem preferência por regiões ricas em pêlos e submetidas à fricção e alta transpiração, como a região do pescoço, face, axilas e nádegas. Acontece mais nos homens que nas mulheres, principalmente após a puberdade. O aparecimento pode ser favorecido pelo uso de substâncias gordurosas na pele, pelo fumo do cigarro que apos acumulaçao fecham o folículo e propiciam a infecção, e também pelo uso de roupas justas, que levam à fricção.

A bactéria penetra no folículo e causa inicialmente uma infecção superficial na pele. Posteriormente, ela se dissemina e acaba formando a lesão característica, com uma região amarelada no centro e um contorno avermelhado e endurecido. Há um aumento importante do volume, e a lesão é bastante dolorosa e sensível à compressão. O tamanho do furúnculo vai depender da profundidade da infecção ou do folículo infectado: quanto mais profunda maior é o furúnculo. Com o tempo, ocorre a destruição da pele que recobre a região central, que rompe espontaneamente e leva à eliminação do material amarelado do centro (tecido necrótico) juntamente com pus. Após o rompimento, a dor melhora e a ferida tende a cicatrizar e deixar uma marca escura no local.

Riscos

Geralmente, a evolução é favorável, sem maiores problemas. As complicações ocorrem quando há uma ruptura da barreira de proteção (formada pelo sistema imune) e, consequentemente, uma disseminação das bactérias. A causa mais importante disso é o hábito comum entre as pessoas de espremer os furúnculos. Isso pode fazer com que as bactérias caiam na corrente sanguínea e vão infectar outros locais no corpo. Exemplos são as infecções dos ossos (ou osteomielite) e da parede interna do coração (endocardite).

Outra complicação importante tem a ver com a chamada "zona perigosa". Essa região é importante no caso de qualquer infecção de pele, inclusive a acne ("espinhas"). Essa região é localizada na face, entre o lábio superior e o nariz. Nesse local, os vasos sanguíneos comunicam-se com os vasos do cérebro. Assim, caso as bactérias atinjam a corrente sanguínea, podem causar trombose dos vasos cerebrais e infecções graves, como a meningite. Por isso, nas infecções de face deve-se evitar a drenagem, inclusive o acto de espremer espinhas.

Outra complicação é a furunculose. Esse nome refere-se à ocorrência de vários furúnculos, ou de sua recorrência. O que acontece, geralmente, é que ao coçar a lesão o indivíduo fere o furúnculo fazendo com que seja eliminado pus que vai infectar outros folículos próximos. As roupas também podem ser veículos de transmissão. Algumas vezes ocorre uma disseminação da infecção, sob a pele, de forma que o furúnculo adquire enorme tamanho. Nesse caso, passa a ser chamado de carbúnculo. O carbúnculo ocorre mais comumente na região da nuca. Os casos de furunculose e carbúnculo ocorrem em pessoas mais predispostas à infecção, como: desnutridos, diabéticos, portadores do HIV e outras doenças.

Tratamento

• Limpe a região em volta do furúnculo com uma solução desinfetante, por duas a três vezes ao dia.

• Aplique no local compressas quentes e úmidas de água com sal.

• Nunca esprema, nem fure o furúnculo, principalmente se ele for no rosto ou próximo ao ouvido, pois a infecção pode se propagar pela corrente sangüínea podendo causar graves conseqüências.

• Evite mexer no pus eliminado pelo furúnculo. Se por acaso isso acontecer, lave imediatamente as mãos com água e sabão.

• Caso não perceba a melhora no quadro, procure um médico para que possa ser feito tratamento com antibióticos. Nos casos mais complexos, pode ser feita uma drenagem.

Atenção:

• Quando os furúnculos forem muitos ou bastante doloridos ou estiverem inflamados, procure orientação de um dermatologista.

• Quando não tratado os furúnculos podem levar a complicações graves. Há o risco das bactérias atingirem os ossos ou a circulação sangüínea, podendo ser fatal.

Prevenção

A prevenção só é indicada para aquelas pessoas que apresentam furúnculos recorrentes. As medidas indicadas são as seguintes:

• Uso de antibiótico para tratar todos os episódios que ocorram;

• Limpeza da pele com substâncias anti-sépticas;

• Lavagem frequente das mãos;

• Uso de toalhas limpas;

• Trocas frequentes de fronhas e roupas íntimas;

• Erradicação do estado de portador assintomático da bactéria Staphylococcus aureus, na flora nasal (algumas pessoas abrigam essa bactéria, na flora nasal, sem apresentar qualquer problema).


118 comentários:

  1. adorei!!!tem o que eu queria saber !!obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho 6 na bunda doi muito

      Excluir
    2. kkkkkkkk tenh uma cabea de prego na minha coxa

      Excluir
    3. Estou no 10 Furunculo Nao Sei Oque fazer, ficam Manchas horriveis

      Excluir
    4. Estou com 5 na Axila. Doi muito. Porém comecei a colocar compressas quentes e passar pomadas e melhorou em 2 dias. Tomar Amoxilina ou Nimesolida ajuda muito. Pois tem reação antiflamatoria e antibiótica entre outros benefícios. Só fiquem atentos no exesso pois todo remedio possui efeitos colaterais.

      Excluir
    5. meu filho esta com um no bumbum esta sofrendo muito estou dando amoxicilina em 6e6 horas sera que estou serta

      Excluir
    6. Passa baselição pomada .sai tido e não doi.coloque um plástico por cima pra não sair a pomada

      Excluir
    7. Passa baselição pomada .sai tido e não doi.coloque um plástico por cima pra não sair a pomada

      Excluir
  2. Obrigadoo vamos ver se vai resolver, pq eu estou com uma bem na coxa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem cara, mal da para andar direito, e o pior que quando tava no começo eu expremi :/

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. tbm to com um na coxa,ja espremi e acho que ja ta sarando.

      Excluir
    4. eu tambem to com uma bem na coxa

      Excluir
    5. POXA NA COXA DOI MT NEM CONSIGO ANDA DIREITO

      Excluir
    6. tenho 12 anos tambem tenho na coxa doi pra caramba quero acabar com essa merda logo

      Excluir
  3. uffa..ainda beim qe vc´s axistem.......pelo mesno agora sei como me tratar dessa droga qe é um saco ficar com isso!!!!

    ResponderExcluir
  4. a 1 ano atras eu tive um furunculo no braço e tomei antibiótico para drenar... drenou e tal, porém agora, após 1 anos, ainda esta parecendo um furunculo, ou como diz os médicos uma cicatriz, porém, não acho q seja uma cicatriz pois está vermelho, e volumoso. alguém sabe algo sobre?? por favor ajudem-me!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cara obrigado pela dica q vc postou mt util,
    Meu esposo esta com dois na mesma perna, re Uma coisa horrivel muito grande mesmo, o nosso medico de familha falou q se trattava de ferroada de muricoca nunca vi!! Valeu pela dica obrigado

    ResponderExcluir
  6. Obriga pela orientação!
    Ta precisando!

    ResponderExcluir
  7. obrigada pela a dica eu e minha mãe esta com um na perna muito mesmo obrigado

    ResponderExcluir
  8. isaldelaine quando tinha 12 anos aparecerao bastante na minha bunda, agora tenho 25 anos e apareceu na minha nadega e bastante doloroso, as indicacoes sao otimas obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Eu estou no 5.ºfurunco nao vejo nenhuma graça doi muiiiiiiiiiiiiiiito mesmo e fica uma cicatriz enorme

    ResponderExcluir
  10. eu etou com essa doideira é muito ruim ficar com isso e ainda os meus sao nas axilas muito ruimmmmm

    ResponderExcluir
  11. estou com essa coisa me disseram que apareceria 7 mas já me apareceram 10 já não aqüento mas;um gigante na barriga,um na coxa oito na axila ja tomei antibiotico, não resolveu vou seguir estas orientaçãoes para ver o resultado

    ResponderExcluir
  12. meu filho sempre esta com furunculos na face,é horrivel ver um menino tão lindo com esse problema ,mais ele tem uma cicatrização excelente e quase nada de cicatriz fica depois ,mais tenho medo dos locais onde nasce ,que é olhos ,nariz e testa oque faço pra poder amenizar esse sofrimento?andreia.mena@h

    ResponderExcluir
  13. Estou com um na barriga e doi muito e esta muito enxada nao sei que eu faço .

    ResponderExcluir
  14. obrigado pela bela e valorosa explicação sobre um assunto tão necessário entre nos. os nossos médicos nem sempre falam tão bem de modo a nos esclarecer pensando apenas em ganhar mais dinheiro. parabéns a essa equipe que promete ser bons profissionais. GUILHERME LEITE 11 ANOS.

    ResponderExcluir
  15. mas a minha cabeça de prego incho e nao apareceu furúnculo acabei apertando e saiu muito pus e acabou doendo muito !!!

    ResponderExcluir
  16. eu estou com um na axila e eu espremo para drenar mais rápido e passo sal depois de espremer, arde um pouco mais já melhora

    ResponderExcluir
  17. pocha to com uma nabundo e to com muito medo pelos comentário da minha irmã vai doe muito mais acho muito vlw

    ResponderExcluir
  18. eu queria saber se é possível ter isso no penis... vlw

    ResponderExcluir
  19. nossa... eu to com um bem no rosto, do lado da sobrancelha e doi muuuuito quando eu pisco. nunca tinha tido :/ - valeu pelas dicas, mto boas! :*

    ResponderExcluir
  20. estou com um na virilha quase perto da regiao intima orrivel to quase sem andar

    ResponderExcluir
  21. no inicio da pagina, os alunos de fisiotera- pia afirmam que estes furunculos nao ocorrem na sola do pé, no entanto,eu tenho uns troços muito parecidos com isto justamente na planta do pé, já fiz o diabo esta merda não sara. Se alguém souber de alguma coisa que possa me ajudar eu eu ficarei muito agradecido, pois já estou penando há uns quatro meses.

    ResponderExcluir
  22. olá para todos,nunca tive nenhum caroço de prego ou algo parecido, mas há 2 dias que noto um caroço estranho em meu bumbum,é exatamente como falaram no inicio um pouco amarelado acho que é pus,tenho medo o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  23. tou com um enorme no peito esquerdo e o pior e que sou operado do coraçao

    ResponderExcluir
  24. tinha um no rosto estorei ficol melhor
    tenho augum risco

    ResponderExcluir
  25. minha mae tem um na aquisila oque ela deve faser?

    ResponderExcluir
  26. estou com um desses e doi muito devo deixar sair o pus lentamente ou fazer um curativo para que ele saia mais rapido usando uma pomada me respondam por favor esse furunculo deixa a gente muito abatido quero voltar a viver de novo me ajudem

    ResponderExcluir
  27. eu to com uma so que ela ta bastante inframada to com medo de dar uma doença da ou ñ .

    ResponderExcluir
  28. Em uma perna só sairam mais de 12 furúnculos , e agora saiu mais um e doi e queima bastante, aff naum aguento mais....

    ResponderExcluir
  29. É... dependendo do caso, pode até levar a morte!!! Um conhecido meu, amigo da família, pegou essa doença, e deixou que ela vira-se leucemia. Ainda mais triste, é que ele faleceu ontem (dia 16/08/2011).

    ResponderExcluir
  30. adorei a materia esta com dois dias que saiu em minha vagina á dor é horrivel sim mais já estou me recuperando fui ao ginecologia e ele me medicou com antibiticos por sete dias espero que de resultado o tratamento pois é muito ruim á dor rosana sorocaba sao paulo

    ResponderExcluir
  31. nossa tou com 3 nas costa nossa nunca tinha aparecido isso ai aparece logo 3 legal que doi e cosa viche vou ficar com 3 buracos nas costas kkk

    ResponderExcluir
  32. oi nossa eu tenho um bem do lado do pé é o segundo mais ele naum sarra .......eu tenho 11 anos e já tive 2 doi demais eu nu aguento mais vou passar no medico ! vlw por me imformar mais

    ResponderExcluir
  33. adorei o blog, muito interessante!
    E educativo, estava perdida, pois nasceu um bem na minha bunda e eu tava em desespero mas agora fiquei mas calma depois de ler todas essas imformaçoes!
    Obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
  34. meu deus eu n sei o q fazermas ja saiu mas de 20

    ResponderExcluir
  35. nao e facil. estou com um bem na bunda, doi pra burro. valeu a dica.

    ResponderExcluir
  36. estou com uma cabeça de prego na axilila já vai fazer 4 dias e até agora não apareceu a parte amarelada, e doi muito já não sei o que fazer...meu irmão já teve 7 dessas e sofreu muito com dores é eu ria dele mais agora entendo a dor que ele passou.

    ResponderExcluir
  37. isso ai ta me saindo nas pernas e doi muito eu nao aguento a dor e furo essa coisa horivel so que ta ficando manchada as minhas pernas sera que algum dia essas manchas vao se sumir!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. sabe a parte de dentro das pernas onde uma rala na outra e ali que sai qe tipo antibiotico tenho que tomar

    ResponderExcluir
  39. eu estoureio o meu tem algum risco?

    ResponderExcluir
  40. Eu Espremi o Meeeu e saaiu um coisinha amarelada com um poquinho de sangue ?

    ResponderExcluir
  41. O blog e mesmo interessante,mas nao tem nenhum resultado de como acabar com as ccatrizes.Pois eu tenho bastante cicatrizes e tenho traumas por isso.Eu so queria saber qual o tipo de procedimento usado para limpar as cicatrizes, as pessoas nao levam a serio e acham que isso e super simples, os medicos do sus tambem que desinteresse com o ser humano.Sera que existe algum medico que possa dar uma dica e ajudar as pessoas que tem esse problema nojento.

    ResponderExcluir
  42. Em dezembro de 2012 saiu um enorme em meu cutuvelo e 1 em cada olho, passei duas semanas sem trabalhar, semana passada mais 7 em minha cabeça e um perto do umbigo, não aguento mais sofrer dores e tomar antibiotico.

    ResponderExcluir
  43. obrigado ,ajudou muito saiu um bem no meu joelho e é muito dolorido andar com isso

    ResponderExcluir
  44. OLÁ
    ESTOU COM UM NA NUCA E JÁ TIVE EM OUTROS LUGARES (PESCOÇO, BARRIGA) MAS FUI NA SABEDORIA DA MINHA AVÓ: FAZER COMPRESSAS DE ÁGUA QUENTE (MOLHE UM PANO NESTA ÁGUA E VÁ COLOCANDO, AOS POUCOS, QUE A PELE VAI ACOSTUMAR). REPITA A OPERAÇAÕ. É ACONSELHÁVEL FAZER ISSO A NOITE,ANTES DE DORMIR PORQUE AÍ VC NÃO VAI PEGAR VENTO, JÁ QUE O LOCAL VAI FICAR QUENTE. DE UMA DIA PARA OUTRO VC VAI NOTAR QUE O LOCAL DESINCHOU/DIMINUIU E A DOR TAMBÉM. EM TRES DIAS, MAIS OU MENOS, VC ESTARÁ LIVRE DISSO.EVITE COÇAR E SE CONSEGUIR A POMADA BASILICÃO COLOQUE-A DURANTE O DIA COM UMA GAZE (TIPO CURATIVO. ELA AJUDA A PUXAR O QUE ESTÁ DENTRO DO FURUNCULO)OU APÓS A COMPRESSA DE AGUA QUENTE, À NOITE. É TIRO E QUEDA!.

    ResponderExcluir
  45. tô com um no cotovelo , mas já tá melhor , valeu ai pelas dicas .

    ResponderExcluir
  46. eu estou com um na bunda é horrivel

    ResponderExcluir
  47. Tow com uma no apoio do cotovelo direito, duas um pouco mais pra cima do mesmo cotovelo,uma no anti braço e outra no punho. Pra quem perdeu a conta totalizando cinco

    ResponderExcluir
  48. estou tendo meu terceiro furunculo, ja tomei amooxilina, cefalexina e agora benzetacil durante 2 meses, ele esta debaixo da axila eaquerda, estou pondo inhame ralado com curativo esta dificil, n sei o que fazer e foi tudo com acompanhamento medico, so nao drenei (DEUS ME LIVRE) se souber o que resolveu volto a postar.

    ResponderExcluir
  49. obg pela dica eu to com um na axila e ta doendo muito , ja estourei antes de fazer essa pesquisa e dueu pra caramba se eu tivesse pesquisado antes nao teria deixado minha esposa espremer .mais valeu muito boa a dica

    ResponderExcluir
  50. esse comentario acima foi postado pelo meu marido usando a minha conta por isso aparece o meu nome

    ResponderExcluir
  51. estou com uma coisa parecendo um furunculo perto da região dos olhos tem +/- 3cm de distancia do olho esquerdo o que devo fazer ? :/

    ResponderExcluir
  52. pf me ajudem tenho 11 anos e tou pirando

    ResponderExcluir
  53. eu to com um furunculo na axila esquerda ja quase a uma semana e doi muito com esas dicas vou me recuperar legal

    ResponderExcluir
  54. Nossa vcs conseguiram tirar as minhas duvidas, estou com um furunculo bem na testa, eu pensei que era espinha em flamada q nada, o duro de tudo isso que vou ser madrinha de um casamento a semana que vem e é em outra cidade, isso q é azar né? vcs sabem quanto tempo demora pra sair isso?
    Fui na farmácia eles me receitaram Bazelin uma pomada muito boa, eu passei era 12:00 hr e logo depois começou a sair um liquído nojento com sangue, e tomei um remédio cimelide que serve pra desem flamar, parou a dor um pouco, depois eu fui no pronto socorro o médico disse que n tinha nada ha ver eu tomar o remedio que o farmaceutico me receitou mais ele me passou outro remédio cefalexina, estou tomando agora e vou fazer o banho e agua quente que vc me indicaram,n pode aperta mais eu só relei perto da região e ajudou a sair e desinchar será que isso é bom? tomara que sare logo...Obrigada pessoal por terem me ajudado, e esperto que eu tenha ajudado também...

    ResponderExcluir
  55. ufa ainda bem vou tratar antes de infecionen

    ResponderExcluir
  56. brigado pela dica,gostei muito de saber e conhecer esta doença,para prevenir e como saber tratar,brigado;

    ResponderExcluir
  57. eu tive recentemente uma na minha perna,tive todo cuidado,não espreme,so que agora ta uma cicatriz horrivel na minha perna,a area ficou um pouco inchada tem algo que eu possa fazer pra isso sumir

    ResponderExcluir
  58. ola eu sempre tive furunculo mas nunca quiz tratar dele agora eu vi que e super perigoso e depende da situaçao pode ser mortal.olhai gente a que ponto eu cheguei pra cuidar dele vou fazer hoje mesmo a compresa de agua quente com a pomada e ficar bem quietinha.
    valeu galera
    xau...........

    ResponderExcluir
  59. nasceu uma na beira do ânus quase mergulhando no retu! Na hora de da uma cagada doi pra cacête ja coloquei uma pedra de sal ja dei um banho de água fervendo e empurrei anti-biotico e nada. Isso é um caso raro me ajuda aê ô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja tive um abcesso assim passei um bom tempo sofrendo pois e um lugar de dificil visualizacao tive que procurar um medico pra sajar pois ja nao andava mais foi bem dolorido porq ele fez um corte pra tirar a agua de sangue e pus eacho que todo hospital me ouviu rsrs porq a anestesia nao pega num acesso te aconselho air no hospital tive que ficar de quatro pro medico mais tambem com a dor que eu estava sentindo nao tava nem ai nao ia ver ele. Mais mesmo

      Excluir
  60. minha irmã ta com isso...

    ResponderExcluir
  61. naceu um no meu joelhe e nao posso nem min meche que doi

    ResponderExcluir
  62. que droga de furunco! já nasceu em mim de um vez só mais de 125 na bunda nas pernas e em todo canto do meu corpo, quando eu ers criança, mas hoje só nasce um ou dois mas é sempre na bunda, isso me dar muito ódio pq fica manchas orriveis!!!!

    ResponderExcluir
  63. Tá doendo pra c*ralho, já tem uns oito meses que essa p*rra não para de aparecer. Eu tenho um na bunda, o pessoal pensou que eu tinha hemorroida, agora eu tenho um no braço o pessoal acha que eu ando armado. Isso só não dói, é constrangedor!

    ResponderExcluir
  64. estou com um no joelho mesmo ainda pequeno eu mal consigo estirar a perna esquerda para andar

    ResponderExcluir
  65. Sou mulher, tenho 43 anos, ando de moto o dia todo. Moro em Goiás e aqui é muito calor. Sempre estou com uns caroços entre as coxas e perto do bumbum, começa como se fosse uma espinha, duro e muito dolorido. Depois fica bem grande e depois de uns dois dias estoura com pus e sangue. O pior é que nao agüento e espremi. Agora vi que é perigoso.

    ResponderExcluir
  66. eu acho q vou morrer doi muito cara,e ja coloquei td menos besetacil

    ResponderExcluir
  67. meu filho está com um próximo ao cotovelo e minha filha na coxa ñ está muito dolorido ainda mas ele é rebelde e ñ deixará de fato fazer compressas nesse caso o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  68. minha irmã esta com um desses no pulso e já esta bem inchado , ela diz que dói muito , mas agora já sabe a solução para tratar esse problema .

    ResponderExcluir
  69. to com um , cara é no meu pé , ás veses doi mais quando eu passo uma pomada que chama desonida a dor simplesmente para, mais é bom saber, assim eu vou tratando até sumir.

    obrigado por essa postagem, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  70. Parem de comer frituras e principalmente produtos com farinha de milho que e um verdadeiro veneno para estes casos

    ResponderExcluir
  71. To com uma bolinha nos seios e saiu pus,pode ser uma cabeça de prego?é meio idiota pensa nisso logo mais foi o que disseram que poderia ser...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não doi?ou doi?

      Excluir
    2. Esqueci desse detalhe...não doi

      Excluir
    3. Se quiser mandar uma foto pra mim averiguar eu posso ajudar :)

      Excluir
  72. Um caroço nas costas.... não evolui.... passei basilicão não resolve parece um furunculo... Para de doer e depois doi........ vermelho nas bordas.... não arrebenta e doi muito. Me ajudem
    zamaria0103@gmail.com

    ResponderExcluir
  73. Afinal é possível ter furúnculo na região pubiana (grandes lábios)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja tive abcessos em quase toda parte do meu corpo desde crianca eu exprem so nao no rosto ja tive nas aquisilas na bunda na vagina na perrna nos bracos em cada lugar mmais toda vez que vejo um olinho eu expremo mais nao deixo o sangue e o pus se espalhar boto um algodao e expremo ate agora nao morri e olha que e desde crianca mais nao aconselho pois cada um e cada um expremer tem que ter seus cuidados com algodao e alcool e um jeito bem dolorido tambem mais depois que sair o carnegao o pus melhora

      Excluir
  74. Minha filha ta com varios de baixo do braço! Ela tem dezoito anos mas não esta mas aguentando chora o tempo todo ja levei ela no médico ele falou um nome estranho.. mas disse que não era furúnculo!! Passou para ela tomar amoxilina+ácido clauvulanico de 500 mas vou levar ela em outro médico pois ela disse que ador passou pro braço e costa, to muito preocupada com minha filha!!!

    ResponderExcluir
  75. Regina ........estou com um sem olho bem na virilha q fasso

    ResponderExcluir
  76. Eu tive varios, a maioria deles foram na palpebra ou dentro do nariz, tive tambem em outras partes do corpo como virilia, perna e braço. O farmaceutico me aconselhou tomar dois vidros de Elixir de Galenogal. Apos eu tomar esse fito nunca mais eu tive furunculos. Vale lembrar que eu fui ao medico (medico?) e ele me receitou um colirio.

    ResponderExcluir
  77. Oi gente. Sou Jair. Tenho 20 anos sou da Bahia e estou em SP porque estou sofrendo muito com inflamaçoes na cabeça, antes era normal, saía um e parava dae ha mais de 7 meses começou surgir varios na minha cabeça, fui ao medico, á dermatologista e nos exames de sangue nao foi possivel detectar nada entao ttemo que seja algo grave mais tou aqui, nao aguento mais tanta dor, estou quase careca, pois as regioes atingidas ficam sem pelos .. Antes parecia um caso simples de furunculos e agora to aquu que nao me aguento mais, morrendo de dor. Quem puder evitar isso o faça, nao desejo pra ninguem :/

    ResponderExcluir
  78. Estou com um por parte de fora do rosto, nas dobras do olho, entre o olho e o couro cabeludo. Nunca tive, ainda esta começando não aparece nem o olho, estou com medo. O que faço?

    Elayne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurar o Medico pois se vc for espremer o pus vai causar danos graves!

      Excluir
  79. EU to com uma acima do cotovelo mas com essas coisas que li ira melhorar bastante á situação!

    ResponderExcluir
  80. eu tbm tou com 3 na bunda amanha mesmo vou procurar um medico

    ResponderExcluir
  81. estou com furúnculo na axila e doe muito o peito, alguém pode me explicar se é normal doer o peito, porque o meu doe muito estou preocupado.

    ResponderExcluir
  82. o furúnculo dói muito devido ao pus dentro dele,a pomada bella dona é muito boa e Tanderalgin tira a dor ,eu a dois meses apareceu tanto na coxa,debaixo do braço já estou 4 ao todo nasceram nove

    ResponderExcluir
  83. Gente eh a coisa mais simples do mundo basta ir na farmacia e pedir tetramed vem 4 comprimidos e custa 3.50 barato. No 1 dia faz efeito a dor some ele estoura sozinho. Nao custa nada vc tentar so vai gastar 3.50 ou no maximo 5 conto. Ok da a resposta aki kem comprar ok

    ResponderExcluir
  84. Estou com um no pênis.

    ResponderExcluir
  85. é horrivel e tem tomoar devidos cuidados de nao prejudicar o amadorecimento , tem que ter paciencia e cautela no tratar ok

    ResponderExcluir
  86. é horrivel e tem tomoar devidos cuidados de nao prejudicar o amadorecimento , tem que ter paciencia e cautela no tratar ok

    ResponderExcluir
  87. É muito ruim em mim saia direto ai fui na farmacia e comprei levedo de cerveja em comprimido tomei todo vidro e nunca mais saiu...

    ResponderExcluir
  88. Parabéns pelo artigo, muito boas as informações, me ajudou bastante, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  89. Parabéns pelo artigo, muito boas as informações, me ajudou bastante, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  90. Sorte de vcs que tem furúnculos na bunda na coxa... o que deu em mim deu do lado do meu cu!...
    Não conansigo, andar sentar, cagar, ficar deitado...
    Ta sendo aquela experiencias bem legais pra mim viu ��

    ResponderExcluir
  91. eu sai do lado da vagina e vermelho e doí muito

    ResponderExcluir
  92. Usei uma pomada Bazelin, muito bom o furunculo vem a furo muito rápido. Recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu estava com um e ele usou essa pomada, el puxou tudo depois só expremi, e saiu todo o pus

      Excluir
  93. A única maneira de combater esses furúnculos, apesar que foi muito doloroso, mas deu certo. Eu tinhas vários na axila, espremia, eles estavam, mas depois voltavam. Aí deixei inflamar até o meu limite de dor sem tomar remédios e fui ao hospital fazer a drenagem, gente nunca mais apareceu, fiz nas duas axilas. Mas tem que ser feito pelos médicos, dói muito mesmo essa drenagem. Isso aconteceu a 19 anos atrss. Agooora apareceu um nas costas e fui falar com o médico e ele falou que tenho que fazer uma nova drenagem, ainda não tive coragem, mas vou fazer kkk

    ResponderExcluir